Manual de Sobrevivencia para viver em Londres

Thursday, April 21, 2005

Acto II – Os Preparativos

Já que decidi escrever este manual de sobrevivência para quem, tal como eu, decidiu trocar Portugal por Londres, não tinha cabimento deixar de ajudar os eventuais interessados em encontrar as melhores áreas para viver em Londres, baseada na minha análise prévia das diversas condicionantes que acima descrevi. Pessoalmente nunca estive interessado em residir no Norte de Londres. Não sei explicar porquê, mas sempre vi essa região como sendo muito industrial, feia, marcada por diversos problemas de criminalidade que me fizeram sempre desconfiar. Alem disso, quando comparada com o mesmo tipo de distância e habitação no Sul, os preços são mais caros. Logo, nunca me atraiu saber mais sobre borroughs como Harrow, Wembley, Hackney ou Islington, que sabia serem baratos, mas nunca foram opção para mim. O mesmo se passou com a área designada por East London, que inclui os burroughs de West Ham, East Ham, Stratford ou Leyton. Não é que os conhecesse bem, o que nem era o caso, mas através de conversas e informações que fui adquirindo, acabaram por nunca entrarem na equação. Além disso, acaba por ser uma zona bastante mal servida de transportes para o centro, com uma District Line do metropolitano muito lenta e quase nenhum autocarro directo para o centro — Por razões do destino, acabei por passar o primeiro mês como residente em Londres exactamente em East London!!!
Dito isto, a minha pesquisa incidiu sempre mais no Sul de Londres. Primeiro no SE e mais tarde no SW. E desengane-se quem pensa que mudei de zona porque descobri que a segunda era melhor que a primeira — nada a ver! Mudei de zona por razões logísticas, porque precisava de ficar o mais perto possível da linha de comboio suburbano que liga Londres a Guildford, no condado de Surrey, sede de uma das melhores Universidades de Teatro do país, onde a minha namorada tenciona estudar.
Assim, e como uma mera ajuda — não substituindo a consulta de mais documentação —, aqui deixo aquelas que considero as melhores alternativas para quem quer viver em South London. O SE londrino tem bastantes problemas a nível social, com muitas áreas de council housing (o que chamamos construção camarária), destinada a uma faixa da população carenciada e que não tem orçamento para alugar uma casa própria. Mesmo assim, isso não quer dizer que hajam problemas graves de criminalidade. Contudo, é de evitar áreas como Woolwich, Brockley ou New Cross, onde a vida é bem mais dura do que zonas como Greenwich, Rotherhithe, Lewisham ou East Dulwich. Como é óbvio, estas zonas baseiam-se em informação díspar que fui adquirindo, mas devo dizer que morei uma semana em Deptford e em Thamesmead, e pelo que vi posso dizer que a minha escolha não anda muito longe da verdade.
Da mesma forma, no SW há zonas piores e melhores. Mas regra geral, o SW é bem mais calmo do que o SE, e muito mais bem servido de transportes, com a maravilhosa Northern line do metropolitano, rápida e eficiente para quem trabalha no centro de Londres. Se exceptuarmos as zonas de Brixton, Mitcham, Clapham e Stockwell, todas as restantes zonas são excelentes para viver. Claro que só consegue residir em Wimbledon ou Putney quem estiver disposto a gastar muitas centenas de libras por mês, mas cada um sabe do seu orçamento.
De referir que Stockwell é a área onde reside a maior parte da comunidade portuguesa de Londres. A grande maioria do comércio local é dirigido pela nossa diáspora, mas isso não é sinónimo de boas notícias. Infelizmente, Stockwell é sinónimo de mau ambiente, com relatos de toxicodependência e pequenos delitos.

3 Comments:

  • estou religiosamente a assentar cada detalhe... parabens pelo blog.. acho que me vai ser muito útil.. espero partir em outubro de 2008... tenho tempo.. tenho tempo..um abraço, j.

    By Anonymous Anonymous, at 11:23 PM  

  • OLÁ WEMBLEY NÃO É BOA ZONA PARA RESIDIR?

    By Anonymous Anonymous, at 6:59 PM  

  • Boa tarde!
    Sei de pessoas que me poderiam acolher nos primeiros tempos que residem na "zona 2".
    Qual é a situação em termos de criminalidade, emprego e habitação nesta zona?
    Obrigada, Catia.

    By Anonymous Anonymous, at 4:25 PM  

Post a Comment

<< Home