Manual de Sobrevivencia para viver em Londres

Friday, April 22, 2005

Cont...

Depois deste grande desvio à rota deste blog, voltamos a centrar a nossa atenção no que realmente interessa: escolher onde residir em Londres.
Já passámos a fase de ver qual a melhor zona, ler relatos na net, falar com amigos que vivem por cá ou que conhecem a cidade. Agora vamos escolher como queremos viver.
Já falei acima das diversas maneiras de habitar em Londres, por isso irei passar por cima disso e ir directamente ao que interessa: é preferível alugar do que partilhar!
Não quero que pensem que digo isto porque estou cheio de dinheiro ou que vejo com desagrado a ideia de partilhar o meu espaço com desconhecidos. Não é nada disso. Simplesmente, feitas bem as contas, é mais vantajoso alugar uma casa do que partilhar um quarto. Infelizmente, não disse que era bem mais fácil! Mas vamos por partes: dependendo da zona escolhida, um quarto pode ficar entre 90 a 150 libras por semana, ou seja, 390 a 650 por mês. Alugar uma casa com um quarto não deverá ultrapassar as 600 libras por mês. Isto com a vantagem da privacidade, conforto e segurança. Mas qualquer que seja a decisão, há maneiras de ver qual delas é preferível: o jornal Loot tem um site com centenas de anúncios de quartos e casas para alugar (www.loot.com). Além disso, caso se decida alugar uma casa, basta fazer uma pesquisa rápida às imobiliárias da zona onde decidimos viver e verificar as ofertas que por lá aparecem.
Tendo uma ideia do que querem, planeiem atempadamente o passo a seguir mal desembarquem em Londres. Sabendo a data de chegada, e caso não tenham ninguém na cidade para vos dar guarida nos primeiros dias, entrem em contacto com os anunciantes e combinem o aluguer antecipadamente. Nunca cheguem a Londres sem ter lugar onde ficar, nem decidam ficar numa pensão ou hotel barato enquanto procuram!!! Quando derem por isso, o preço que pagaram dava para ter vivido o triplo do tempo num quarto em casa partilhada.

Um outro conselho, que não segui e me custou na pele: viajem sem grandes pesos. Não vale a pena encher a mala com tudo o que há lá por casa porque depois temos de a carregar pela cidade. Dependendo da época do ano em que chegam a Londres — e lembrem-se que mesmo no Verão, as noites são frias — coloquem apenas o essencial, duas ou três mudas de roupa, uns ténis e uns sapatos, uma roupa mais formal (depois vão perceber porquê!), artigos de higiene pessoal, pouco mais. Eu caí no erro de trazer uma mala gigante cheia de roupa (era Inverno e achei que precisava dela toda) e ela, a mala obviamente, foi-se desfazendo pelo caminho. Lembrem-se que 90% das estações de metropolitano e de comboio não estão preparadas para deficientes (um erro num país civilizado como este!!!) e que é preciso negociar muitas escadas para mudar de linha para linha.

Para viver em Londres é absolutamente essencial ter um pé de meia confortável em Portugal. Para além disso, convém trazer uma boa dose de libras para os gastos mais imediatos. Não há um número que se possa considerar razoável para trazer, depende da possibilidade de cada um. Eu decidi trazer mil libras comigo, o que acabou por ser bastante razoável, pois para duas pessoas durou cerca de mês e meio, incluindo uma semana num quarto em casa partilhada e o sinal para o aluguer de uma casa.

3 Comments:

  • hahaha
    a tua mala pegou fogo LOL

    ai so tu...
    ( pq `e que nunca estou presente qd as coisas mais giras acontecem?o.O)

    By Blogger sereno, at 2:17 AM  

  • parabens por toda esta info acerca de londres, espero ir para la em breve, e que tudo isto me seja util....

    By Anonymous Anonymous, at 9:27 PM  

  • Ola adorei a pesquisa sobre os bairros,,,vc disse que o lado SW e melhor,,,concordo pois vivo no norte(n15), e nao gosto nao,,,gostaria que vc me desse mais dicas sobre os bairro como uxbridge,ruislip,hillingdon,pois estava pensando em mudar em julho,pois tenho 3 filhos e gostaria de uma local mais tranquilo para eles .Muito obrigada. meu e-mail mdelphi@bol.com.br

    By Anonymous Anonymous, at 1:55 PM  

Post a Comment

<< Home