Manual de Sobrevivencia para viver em Londres

Friday, January 19, 2007

Abrir uma conta bancaria no Reino Unido

Abrir uma conta bancaria no Reino Unido pode ser o maior pesadelo que alguem alguma vez tem de enfrentar aqui...
Em Portugal, basta ter dinheiro e um BI, chegar a um balcão e pedir para abrir uma conta.
Aqui, não é assim tão facil. Senão vejamos:

Um banco ou uma "building society" ou até os correios, oferecem serviços financeiros a clientes atraves dos seus balcões, podendo até oferecer internet banking ou telephone banking.
Um balcão é identificado por um numero de 6 algarismos, a que se designa "sort code".

A conta bancaria mais normal chama-se "current account".

Vale a pena abrir uma conta bancaria no Reino Unido?
Se o plano é ficar por aqui apenas 6 meses, não vale a pena. Mais vale ter a conta portuguesa e usar travellers' cheques, transferencias, cartões de credito ou levantar dinheiro nos ATMs. Se o plano é ficar mais de 6 meses, isso é fundamental!!

A maioria dos senhorios prefere receber directamente de uma conta bancaria, atraves de um pagamento regular chamado "standing order". Alem disso, muitas empresas de utilidades (agua/gas/luz) opferecem descontos nas facturas se se pagar por debito directo...
A maioria dos empregadores pedem que o empregado tenha conta no Reino Unido, embora no primeiro emprego eles não se importam se ainda não existir.

Que banco escolher?
Quem sou eu para decidir! A escolha é variada e cada um escolhe por si. Mas uma boa ideia é ver que bancos existem na zona onde se mora e onde se trabalha, para não se fazerem grandes deslocações desnecessarias para ir a um balcão. Tambem vale a pena verificar os horarios dos balcões. Geralmente abrem de segunda a sexta, das 9.30 até 16.30, mas podem abrir ao sabado e até fecharem mais tarde que o normal.

Quanto tempo demora a abrir uma conta no Reino Unido?
Depois do atentado de 11 de Setembro de 2001, tornou-se impossivel abrir uma conta no Reino Unido antes de estar aqui a residir. E mesmo depois de se chegar, vai demorar um tempo até se reunir os documentos todos necessarios para a sua abertura, podendo chegar a um mes (lembram-se de ter falado em trazer um pé de meia confortavel quando chegarem?).
O processo de abertura de conta é bastante dificil para um estrangeiro. Existem leis apertadas contra a lavagem de dinheiro ou actividades terroristas. Devido a isso, o cliente tem de provar quem é e onde mora!

Que documentos são necessarios?
Em primeiro lugar, a identidade do cliente. O Passaporte basta.
Em segundo lugar, a prova de endereço. Uma boa ideia é verificar antes o que cada banco pede. Todos eles teem sites de internet, por isso essa pesquisa pode ser feita ainda em Portugal. Na maior parte das vezes, o banco exige uma conta em nome do cliente como prova de endereço, mas houve casos em que pediram duas ou até tres contas diferentes.
O contrato de arrendamento do local onde residem tambem tem de ser mostrado como prova de residencia.
Alguns bancos tambem pedem os dados bancarios de Portugal, por isso vale a pena pedir ao vosso gerente de conta uma carta em ingles a indicar os vossos dados bancarios e referencias.
Outro importante documento é a prova de rendimentos. Isso pode ser o vosso contrato de trabalho, uma carta do patrão (raramente aceite como prova) ou o recibo do primeiro vencimento. Em empresas pequenas, vale a pena pedir ao patrão para ir com voces ao balcão onde tem conta da empresa e apresentar-vos como novo empregado.

No Reino Unido não é necessario dar logo dinheiro para abrir uma conta, mas ajuda a ganhar o apoio do gerente do balcão.

Tentem varios balcões do mesmo banco e varuios bancos diferentes. Mais cedo ou mais tarde eles vão ter de deixar abrir a conta, especialmente se houver emprego e casa alugada.

8 Comments:

  • Bom eu so queria dizer q acho este blog mt mt mt bom para quem pensa ir viver para londres, penso ir para la estudar fotografia, mas é complicado planear tudo de Portugal sem estar sempre ai i ca! Vamos ver como corre tudo..Boa sorte para voces!

    By Anonymous Anonymous, at 12:43 PM  

  • Excelente post, como todos os outros :)

    By Blogger Pat, at 2:22 PM  

  • Posso sugerir novo tema? Como funcionam os descontos? Os valores apresentados nos anuncios de jornal referem-se normalmente ao pagamento anual. Isso deve-se dividir pelas semanas do ano para achar o valor mensal? E como funcionam as férias?

    By Blogger Pat, at 4:13 PM  

  • Houdy!!!

    Nós somos dois amigos que vamos dar o grande o salto, como tu dizes, vamos morar para Londres ainda este ano. Raquel e João.
    O teu blog tem-nos sido muito util, só por isso muito obrigado!! :D Tb gostavamos de estudar teatro, mas os cursos sao tao caros :s
    Uma coisa que gostariamos de saber era em relação aos apoios do Governo. Sabes alguma coisa sobre isso? Nós sabemos que existe, mais nao sabemos onde nos dirigir...
    Neste momento andamos à volta com a escolha da casa. Não temos muirta noçao do preço porque nao sabemos quanto vamos ganhar, logo nao sabemos quanto podemos pagar de renda! Em principio já temos emprego. Sabes quanto é o ordenado minimo aí? era só para termos uma ideia de quanto podemos gastar.
    E estamos realmente indecisos em relação à zona... queremos o mais perto do centro possivel. Aliás, a zona predilecta é mesmo Notting Hill :D A malta quer uma casa ao lado da do Hugh Grant, aquela da porta azul :p
    Hammersmith tb já conheço, nao me parece muito mau. Mas pelo que li aqui, alugar uma casa é um pesadelo! É que nós queriamos chegar aí e já ter casa... porque senao dormimos na rua! Eu até tenho familia em Londres, mas não há espaço para nós. E não temos assim muito dinheiro para dar como depósito e essas coisas que falaste. E essa coisa de partilhar casas nao nos parece lá bem...
    Uma pergunta parva: o ordenado recebe-se no final do mês ou vais recebendo todas as semanas? É que vimos apartamentos que eram pagos à semana. Ora se uma pessoa só recebe no fim do mês, fica complicado pagar à semana, especialmente no primeiro mês!

    Como vês, estamos um bocado a leste, mas de uma coisa temos certeza: estamos aí em Setembro.

    Abraços pa voces e continue tudo a correr bem!

    By Anonymous Anonymous, at 7:11 PM  

  • olá sou a Patrícia, quero felicitar o/a responsável deste site!! é muito bom..

    eu estou decidida a ir viver e trabalhar para UK, no proximo ano.

    mas as dúvidas de certos aspectos são tantas quanto à minha vontade de partir.

    não escolho Londres, prefiro Portsmouth ou por aí perto, e espero k em UK as oportunidades de emprego me surjam porque em Portugal até agora nada...

    tenho o curso de prof primaria e adorava trabalhar com crianças.

    espero ser feliz em UK.

    beijão

    By Anonymous Anonymous, at 9:02 PM  

  • Hey Wask,

    Que aconteceu aqui? Estava lendo teu blog, e me parece que vc parou de escrever em 2008? vou te menadar um email, pois tenho algumas perguntas pra voce, ou pra outros que lerem meu port: Minha pergunta e' Vale a pena, agora em 2010, em pleno meio da crise mundial, alguem ir viver e trabalhar ilegal em Londres?

    By Blogger Marcinha & Charlie, at 2:29 PM  

  • [url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
    [b]Toda la informacion que buscas sobre ganar dinero[/b]
    Hemos hallado la mejor pagina web en internet de como ganar dinero. Como nos ha sido de interes para nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son unicamente formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas para ganar dinero en internet...
    [b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

    By Anonymous Anonymous, at 12:39 AM  

  • Que entidade , em Inglaterra passa declarações de rendimentos, ou certifica as responsabilidades Bancárias de cada pessoa?

    jose da costa

    josedaecosta@gmail.com

    By Blogger José da Costa, at 5:39 PM  

Post a Comment

<< Home