Manual de Sobrevivencia para viver em Londres

Tuesday, January 23, 2007

Resposta a duvidas...

Hoje não existe um tema concreto para escrever, pois quero responder aqui a algumas questões colocadas nos ultimos dois posts...

Para a "tan solo palavras": o valor monetario fornecido pelo Governo que mencionei é semanal...
Em Inglaterra, o trabalhador tem direito a 20 dias uteis de ferias anuais. O facto de se ter direito a menos dias do que em Portugal tem a ver com as chamadas Bank Hollidays. Em Inglaterra não existem feriados religiosos cristãos (Pascoa) nem Carnaval. Existem apenas 8 feriados e nunca existem pontes. Quando um feriado cai num sabado, o Governo cria uma Bank Holiday na sexta anterior. Se cai num domingo, cria-se na segunda. Deste modo, alem dos 20 dias de ferias, o trabalhador folga mais 8 uteis dias por ano.
Não entendi o que querias dizer com o tema dos descontos... Podes ser mais clara? Terei todo o prazer de escrever sobre esse tema mal entenda o teu ponto de vista.

Para a "raquel e joão", a resposta ocupa mais espaço (até porque a pergunta também!):
Fiquei sem ter muita informação sobre como vão estudar teatro, se directamente em teatros, se em mini-cursos ou mesmo a nivel universitario. Nos dois primeiros casos não estou minimamente informado sobre preços ou apoios estatais. No ultimo caso, e porque a minha namorada quando viemos queria exactamente estudar Teatro na Universidade, sei como se processa a candidatura. Por serem estudantes estrangeiros, a vossa candidatura tem de ser feita através do UCAS (Universities and Colleges Admissions Service) (www.ucas.com).
Quem faz a representaçõo do UCAS em Portugal é o British Council, onde podem obter todas as informações necessarias, incluindo apoios monetarios.

O ordenado minimo aumentou em 1 de Outubro de 2006 e divide-se em tres categorias:
£5.35 por hora para maiores de 22 anos de idade
£4.45 por hora para trabalhadores entre 18 e 21 anos de idade
£3.30 por hora para menores de 18 anos de idade que tenham feito a escolaridade obrigatoria

O ordenado recebe-se ou semanalmente ou ao mes. Quando se começa a trabalhar, é-se geralmente trabalhador temporario, pelo que o pagamento é semanal. Quando se passa a permanente, o ordenado passa a mensal.
Alem disso, embora o preço das casas venha em valor/semana, a renda pode ser paga ao mes. Para calcular o valor mensal de uma renda, basta multiplicar o valor semanal pelas 52 semanas que existem num ano e depois dividir pelos 12 meses.

Atenção que a zona de Notting Hill pode ser muito cara ou muito barata, consoante a zona. As ruas onde acontece o mercado de Portobello são compostas por enormes mansões, onde residem figuras bastante publicas (a modelo Kate Moss ou o Robbie Williams, por exemplo). Logo ao lado, a zona de Ladbroke Grove, onde residem muitos portugueses, é bastante mais barata, mas continua a ser bem cara (a não ser que a casa tenha pouca qualidade ou seja em "council estates", o nosso PER).
Hammersmith é uma boa escolha, pois encontra-se muito bem servido de transportes. Acaba sempre por ser uma questão de escolha. Se teem familia aqui, peçam a eles que visitem algumas agencias locais e marquem vistorias a casas nas zonas onde pensam morar. Assim eles fazem o trabalho de casa por voces...

E acabo o post de hoje com uma curiosidade que talvez não saibam: a celebre "porta azul" do filme Notting Hill existia mesmo, mas não é a casa do Hugh Grant. Trata-se da verdadeira porta de casa do escritor do filme, Richard Curtis, que teve de a mandar pintar de preto assim que o filme saiu para os cinemas e a sua privacidade foi inundada de turistas americanos, japoneses e afins que vinham fotografar-se na soleira da porta. Se mesmo assim ainda a quiserem ver, é o 280 Westbourne Park Road.

13 Comments:

  • Cara..parabéns pelo seu blog..muito completo e responde várias de nossas perguntas.
    Gostaria de saber qual as facilidades de um italo brasileiro em Londres?
    Há muitos brasileiros por ae para a chegada não ser muito desanimadora?
    Penso em ir primeiro e depois levar mulher e filho?
    Agradeço muito sua atenção
    Abço
    Rogério Furlan

    rogeriofurlan8@hotmail.com

    By Anonymous Anonymous, at 1:12 PM  

  • Por um acaso achei este blog...
    e ...ainda bem ... parabéns!!
    também eu vou para aí viver (espero !) só não sei ainda quando,pelo menos não pode ser já:(

    possivelmente ainda vou aí de férias ,antes de me mudar...

    Ana Cristina

    By Anonymous Anonymous, at 6:12 PM  

  • Olá,

    Achei deveras interessante o teu blog,ajudaste-me a ter uma ideia mais concreta sobre a vida dos"tugas" em Londres.

    Gostava,no entanto de te colocar uma questão,como é possivel alugar uma casa à distância e se é possivel.....claro!

    Tenho visitado alguns sites sobre esse tema e teêm algumas que me interessavam.

    Sandra Cardoso

    By Anonymous Anonymous, at 1:06 PM  

  • This comment has been removed by the author.

    By Blogger Unknown, at 3:43 AM  

  • Olá, eu gostava de deixar aqui umas perguntas especifícas:
    Em primeiro lugar, gostava de confirmar se um engenheiro civil tem o curso reconhecido aí porque pelas ofertas de emprego que vi aqui, parece-me que sim.
    Gostava tambem de saber se o curso de Turismo existe aí e em que nomes posso pesquisar ofertas de emprego para essa área, porque sendo London uma cidade com imenso Turismo, custa-me a acreditar que nao tenham vagas para pessoas com formação superior nesta área (mas o que é certo é que nao vi a pedirem com curso superior).
    Ah parabéns pelo blog...dá mesmo jeito ;)

    By Blogger Unknown, at 3:47 AM  

  • OLá!

    parabéns pelo blog..

    realmente muito util!

    vi vc respondendo o João e a Raquel sobre teatro, mas não entendi bulhufas... então farei minha propria pergunta.
    Sou ator aqui no Brasil e pretendo ficar um ano em Londres estudando ingles, atravez de uma agencia brasileira... Faço um monologo sobre mitologia em ingles aqui no Brasil e gostaria de saber se, eu, com meu visto de estudante com autorização para trabalhar 20 horas semanais, poderia alugar um espaço e entrar em cartaz com este espetáculo, ou ainda fazer apresentaçoes em praças publicas...

    espero que saiba...

    abraços do Homem cor de abóbora

    Erick Krominski
    http://krominski.nafoto.net

    By Anonymous Anonymous, at 5:16 PM  

  • Oi. Muitos, muitos parabéns pelo site. Tenho uma questão: em principio vou trabalhar para uma empresa em londres que pedem: certificado médico, registo criminal, comprovativo de carta de condução, ... tudo em inglês. Em Portugal as entidades responsáveis emitem estes certificados em inglês ou tenho que pedir um tradução certificada dos documentos?

    By Blogger Anocas, at 10:46 AM  

  • Olá. Meus parabens pela informação toda que tem passado, pode acreditar que tem ajudado bastante. A munha dívida é: sou moçambicana e casei-me recentemente com um português, dado que tenho ainda uma autorização de residencia e nao propriamente a nacionalidade portuguesa, porque isso só após de 5 anos de casada. No entanto, eu e meu filho, que já é portugues pretendemos viver em Londres,e o meu marido só apos terminar o seu trabalho aqui é que pode ir ao nosso encontro. Será que eu posso viver e trabalhar em Londres apenas com a minha residencia portuguesa de 5 anos de validade? Será que se eu matricular o meu filho numa escola de Londres, poderei viver como tudora dele até a chegada do meu marido a Londres?

    Obrigada pela atenção.
    Mimi

    By Anonymous Anonymous, at 8:07 PM  

  • Em Portugal temos apenas 22 dias uteis de ferias por ano. Não sao os 30 de que muita gente fala. 30 seguidos é que dá 22 uteis, capisce?

    By Anonymous Anonymous, at 3:30 PM  

  • oi
    meu nome é guilherme, sou brasileiro, estou com a intençao de fazer um intercambio para londre, mas nao falo nada de ingles.
    é complicado viajar assim?
    e quanto tempo sera que leva pra eu pegar o ingles vivendo em londres?

    By Blogger Unknown, at 6:21 PM  

  • Ola , gostaria de saber se existe algum trabalho para adolescentes em Londres , como limpeza , ajuda em estabelecimentos ?? ? Obrigado ..

    By Anonymous Anonymous, at 1:43 AM  

  • Olá! Boa tarde .. Tenho acompanhado seu blog.. Esta de parabéns!!


    Tenho algumas duvidas e gostaria de partilhar aqui, se puder me ajudar agradeço!!

    Sou brasileira tenho já residencia e gostaria de saber se c a residencia eu consigo passar uns meses na Inglaterra! Trabalhar e morar lá..posso?!

    By Blogger poderosa, at 2:44 PM  

  • Boa noite, tenho uma duvida, estou a trabalhar à 3 anos em Londres e estou a pensar em sair de UK. Como funciona o levantamento de parte do dinheiro dos descontos que tenho feito ao longo dos tempos?
    O que sabe sobre o assunto?onde me posso informar melhor?

    Parabens pelo blog !

    By Blogger Unknown, at 11:14 PM  

Post a Comment

<< Home